top of page

nosso contexto

​A trajetória da NÓ Movimento em Rede começou em 1992, em um momento inicial do processo de inclusão de corpos/pessoas com deficiência como artistas propositores na dança contemporânea brasileira. No sul do Brasil esse processo foi fomentado com a produção artística e pedagógica da Limites Cia. de Dança (1992 - 2012). Durante 20 anos, o trabalho dessa Cia. de Dança foi impulsionado pela questão: “Qual é o corpo que dança”?

A produção da Limites Cia. de Dança, provocada pelo diálogo poético entre os corpos nas suas diferenças, foi apresentada em todas as regiões do Brasil, selecionado para festivais internacionais de arte nos EUA, Turquia, Bélgica, França e Japão e conquistou prêmios nacionais e internacionais. A metodologia pedagógica adotada pela Limites passou a ser discutida também no âmbito do ambiente escolar e foram realizados cursos de formação de professores e professoras de Arte da rede pública e privada de ensino básico, em diferentes estados do Brasil. O trabalho possibilitou ainda a interrelação entre a Arte e Ciência, especificamente com o campo da Neurociência, em pesquisas que demonstraram relações entre as práticas de reconhecimento do corpo e criação de movimentos com a reorganização neuromotora de crianças e adultos com deficiência. Esses estudos possibilitaram a disseminação dos procedimentos pedagógicos também no campo terapêutico em diferentes instituições de reabilitação do país e dos EUA. 

O interesse crescente pela relação entre a Dança e demais linguagens artísticas, assim como,  com outras áreas do conhecimento, provocou a reorganização da Limites Cia de Dança no coletivo de artistas NÓ Movimento em Rede, em 2013. Hoje a NÓ atua como um lugar cooperativo entre artistas e outros criativos interessados em criar e compartilhar tecnologias de criatividade e sensibilidade humana nas mediações entre arte, educação e inclusão social.

 

seleções e premiações

2025 - Premiada com o Edital Programa Funarte de apoio a ações continuadas 2025 - projeto Fibra.

2025 - Premiada com o Edital Solar -  projeto Compasso: Por Onde o Copo Passo de Nadya Romanowski.

2024 - Corpo-move - Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

2022/2023 - Projeto OCUPAR (formação continuada, Curitiba, Brasil) - Projeto contemplado no Edital 223 Mecenato Subsidiado 

​2022 - Prêmio Marc Ferrez de Fotografia com o projeto Redes, FUNARTE, São Paulo/BR.

2022 - Firmamento (Videodança, Concepção e performance: Eber Santos, dramaturgia: Lívea Castro, Brasil) - Projeto selecionado no edital ||entre|| arte e acesso - Itaú Cultural 2021

2022 - Do Avesso em foco (documentário, Direção: Andréa Sério, Brasil) - Projeto contemplado no Edital 016/2021
Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, Curitiba/PR.

2021 - Do Avesso (Espetáculo em formato de videodança, Direção Geral: Andréa Sério, Brasil) - Projeto premiado no Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual.

​2020 - Menção Honrosa em duas categorias do International Photography Awards com trabalho Panorama, parte do projeto “Nem frio nem calor: apenas o cheiro de Jasmim”, Lucie Foundation, Los Angeles, EUA.

​2020 - Selecionada com o trabalho “Nem frio nem calor: apenas o cheiro de Jasmim” para a Mostra Transitions and Displacements, Millepiani, Roma, Itália.

2020 - Contemplado com o projeto OCUPAR no edital municipal Mecenato subsidiado - FCC.

2020 - Premiada com o Edital programa FCC digital com a vídeodança "FLASHBACK".

​2018 - Premiada com o Edital Solar, na área de Dança, com o projeto Vilosidade.

2017 - Premiada com o Edital de Fomento e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná com o projeto artístico/terapêutico “Autorretrato”.

​2015 - Selecionada com a videodança “Carne em Água” para a Mostra Internacional de Videodança do Festival Dança em Foco, Rio de Janeiro, Brasil (2015); Mostra e Premiação da Dance Film Association Lab, New York/NY, USA (2016); Festival D’Avignon, França.

2013 - Selecionada com o trabalho “Projeto Affordance” para a Mostra Dance Film Association (DFA), New York/NY, USA.

2010 - Selecionada com o trabalho “Disforme” (Coreografia e Direção Geral) para a Mostra Artística do Congresso Internacional de Dança de Riga, Riga, Letônia.

2008 - Premiada com o Edital Centro Cultural Correios na área de Dança com o espetáculo Limites em Movimento.

​2006 - Premiada com o Edital Funarte Além dos Limites na área de Dança com a coreografia Disforme.

2005 - Selecionada com o trabalho “Limites em movimento” para a Mostra Internacional de Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural - Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.

​2000 - Selecionada por curadoria da Fundação Nacional das Artes - Funarte para representar o Brasil com o trabalho “Limites em Movimento” no Festival Internacional de Artes em Boston, USA (1997); Los Angeles, USA (1999) e Ismir, Turquia.

 

eventos culturais e oficinas

2025 - Corpo-Câmera, Associação dos deficientes físicos do Paraná, Curitiba/BR 

​2025 - Corpo-Câmera, Hospital Adalto Botelho, Pinhais/BR 

2024 - Nem frio, nem calor: apenas o cheiro de Jasmim, Museu da Fotografia, Curitiba/BR


2023 - Mostra de processos 20.MINUTOS.MOV, espaço NÓ, Curitiba/BR. Performance EU-OU de Cayo Vieira

​2023 - Oficina Corpo-Câmera, grupo Entre Nós, espaço NÓ, Curitiba/BR, Curitiba/BR 

2023 - Vivência Corpo-Câmera, grupo Entre Nós, espaço NÓ, Curitiba/BR

2022  - Oficina Mancha: oficina de decomposição | imagem-gesto-descrição com Descompanhia de dança e NÓ movimento em rede, espaço NÓ, Curitiba/BR. Em parceria com Bernardo Stumpf e Dayana de Cordova, espaço NÓ, Curitiba/BR

2022 - Corpo-Câmera em contato com Corpos-Trans, NÓ movimento em rede, Curitiba/BR

2022 - Vivência Dupla-Exposição, Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento, Curitiba/BR

2021/2022 - Corpo-câmera , Hospital San Julian, Piraquara/BR

​2020 - Mostra coletiva Transitions and Displacements, Millepiani, Roma/IT. Trabalho: Nem frio, nem calor: apenas o cheiro de Jasmim de Cayo Vieira

2021 - O antes, durante e depois da filmagem: estratégias para criação em dança nas telas, Casa Hoffmann - Centro de estudos do movimento, Curitiba/BR.

2020 - Edital de criação Do Avesso. Oficinas/orientações online.

2019 - Ações metodológicas do projeto Visita Guiada, The Home Project,  Atenas, Grécia. Performance: Visita Guiada de Patricia Machado e Teoria da Gravidade - criação de Raphael Fernandes | oficina Corpo-Câmera de Cayo Vieira

2018 - Projeto Criança que Dança, Porto Príncipe, Haiti. Performance: Visita Guiada de Patricia Machado

2018 - LAB_14 - Mostra de compartilhamento dos processos criativos, do IMP - Investigação do Movimento Particular, Curitiba, Brasil. Mostra de videodança: Imago de Cayo Vieira e Lívea Castro

2017 - Mostra de Projetos de Extensão da Universidade Estadual do Paraná - Curitiba, Brasil. Performance: Dupla Exposição  de Andréa Sério e Cayo Vieira

2016/2018 - Autorretrato: um caminho para identidade, Hospital Neuropsiquiatria San Julian, Piraquara/BR oficinas/intervenções artísticas

2016 Em movimento: corpo e fotografia, II Interarte, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba/BR oficina de criação por Andréa Sério e Cayo Vieira

2016 - Dance Film Association Lab – New York, USA. Mostra de videodança: Carne em Água de Andréa Sério

2016 - Festival D’Avignon – Avignon, França. Mostra de videodança: Carne em Água de Andréa Sério

2015 - Festival Dança em Foco – Mostra Internacional de Videodança MIV – Rio de Janeiro, Brasil. Mostra de videodança: Carne em Água de Andréa Sério

2014 - Interarte, Artes Integradas – Curitiba, Brasil. Videoinstalação: Projeto Affordance de Andréa Sério

2010 - Congresso Internacional de Dança de Riga – Riga, Letônia. Mostra de videodança: Disforme

2005 - Mostra Internacional de Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural – Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, Brasil. Espetáculo de Dança: Limites em Movimento

1998 - I Festival Latino Americano de Arte sem Barreiras – São Paulo, Brasil. Espetáculo de Dança: Cores

1997 - Umbrella Dance Festival – Boston, USA. Espetáculos de Dança: Clap e Passagens

​​

​publicações​

SÉRIO, A. ; VIEIRA, C. ; VIEIRA, S. Corpo em Questão. 1. ed. Curitiba: NMR, 2018. 140 p.

BERTOLDI, A.L.S.; RIL, A. F. Aproximações entre neurociências e processos de fruição e criação em dança na infância. In: VELLOZO, M.; STECZ, S.. (Org.). Criação, ensino e produção de conhecimento em áreas: artes visuais, cinema, dança e teatro. 1ed. Campo Mourão: UNEPSAR - FELCICAM, 2016, p. 1-184.

SILVA, A. Z.; VOJCIECHOWSKI, A. S.; MÉLO, T. R.; YAMAGUCHI, B.; TOUCHAN, A. S.; BERTOLDI, A.L.S.; ISRAEL, V.L. Avaliação neuropsicomotora e classificação funcional em escolares de 10 a 12 anos da rede pública. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 27, p. 52-62, 2016.

 

BERTOLDI, A.L.S.; Trans(ações) de corpos com deficiência em processos de criação em dança entre outras cositas más. Caderno de textos - TOM UFPR, v. 2, p. 28-41, 2015.

BERTOLDI, A.L.S.; KUNIFAS, C. Sobre guarda-chuvas em tempos de ventania: a Educação/Arte/Terapia somática diante de uma epistemologia sistêmica de corpo. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 13, p. 111-127, 2015.

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I. Efeitos do direcionamento de atenção para parâmetros do movimento no comportamento motor de pessoas com deficiência física 2012 (tese de doutorado). Universidade Federal do Paraná, 2012.

BERTOLDI, A.L.S.; ISRAEL, V. L.; LADEWIG, I. O papel da atenção na fisioterapia neurofuncional. Fisioterapia e Pesquisa, v. 18, p. 195-200, 2011.

ISRAEL, V. L.; BERTOLDI, A.L.S. Deficiência físico-motora: interface entre educação especial e repertório funcional. 1. ed. Curitiba: IBEPEX, 2010.​

BERTOLDI, A.L.S. Projeto Affordance: coexistência entre ordem e desordem em processos de criação de corpos com e sem deficiência na Dança. 2016. (Relatório de pesquisa). Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), 2016.

 

BERTOLDI, A.L.S.; SILVA, R.R. Contextualização (Curitiba). In: MATOS, L.; NUSSBAUMER, G. (Org.). Mapeamento da dança: diagnóstico de oito capitais em cinco regiões do Brasil. 1ed. SALVADOR: UFBA, 2016,  p. 244-249 (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S.; SILVA, R.R.; MATOS, L. Mapeamento da Dança em Curitiba. In: MATOS, L.; NUSSBAUMER, G.. (Org.). Mapeamento da dança: diagnóstico de oito capitais em cinco regiões do Brasil. 1ed.SALVADOR: UFBA, 2016,  p. 250-439 (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S.; CIRINO, R. M. B. ; SILVA, S. S. C. ; RODRIGUES, E. ; HUMMEL, E. I. ; GARCIA, D. I. B. ; GIESTEIRA, A. C. Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regimento interno).

BERTOLDI, A.L.S.; RIL, A. F. PERCEPÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIAS E CRIAÇÃO EM DANÇA. In: Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, 2015, Paranavaí. Anais do Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC. Paranavaí: Universidade Estadual do Paraná, 2015.


BERTOLDI, A.L.S.; RIL, A. F. Percepção infantil: Aproximações entre Neurociências e criação em Dança. 2015. (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S.; SOUZA, C. A. F. Dança Inclusiva e o efeito borboleta. Revista da FACED (Impresso), v. 16, p. 51-62, 2009.

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

 

ANDRADE, C. J. L.; BERTOLDI, A.L.S. Caracterizando a prática da Dança em Escolas Municipais de Curitiba. 2008. (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I.; ISRAEL, V. L. Efeitos da atenção dirigida para parâmetros da qualidade do movimento na recuperação neurofuncional. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), v. 21, p. 19-25, 2008.

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I.; ISRAEL, V. L. Influência da seletividade de atenção no desenvolvimento da percepção corporal de crianças com deficiência motora. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), v. 11, p. 319-324, 2007.​

FREITAS A. S.; ISRAEL, V. L.; BERTOLDI, A.L.S. Dança: Arte e Meio Educativo na Educação Especial. In: VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação -, 2006, Curitiba. Anais do VI EDUCERE, 2006.

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I.; ISRAEL, V. L. Influência da seletividade de atenção no desenvolvimento da percepção corporal de crianças com deficiência motora. In: Intercobraf: Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, 2006, Santos. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos - SP: ABRAPG FT, 2006. v. 10.

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BERTOLDI, A.L.S.; MACHI JUNIOR, W. Dança e(m) cadeira de rodas: reflexões sobre mecanismos ocultos de reprodução social. The FIEP Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 74, p. 509-511, 2004.

BERTOLDI, A.L.S.; LADEWIG, I. A influência do uso de dicas de aprendizagem na percepção corporal de crianças portadoras de deficiência motora 2004 (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Paraná, 2004.​

BERTOLDI, A.L.S.  Progressão Qualitativa do Movimento. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BERTOLDI, A.L.S.  A formação do bailarino para a dança contemporânea: a arte da diversidade. In: I Seminário Internacional de dança em cadeira de rodas, 2001, Campinas. Anais do I Seminário Internacional de dança em cadeira de rodas. Campinas: UNICAMP, 2001. p. 91-116.

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

 

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento: um caminho de inclusão. In: V Congresso Nacional de Arte -Educação na Escola para Todos, 2000, Brasília. Livro de resumo do V Congresso... Brasília: Ministério da Educação e do Desporto - Secretaria de Educação Especial, 2000. p. 107-108.

BERTOLDI, A.L.S. Progressão Qualitativa do Movimento. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

BERTOLDI, A.L.S. A interferência da prática da dança na reabilitação de portadores de deficiência física. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso), Curitiba Pr, v.10, n.abr/set/97, p.30-44, 1997.


BERTOLDI, A.L.S; Dança e deficiência física-paradoxo?. In: III Congresso Nacional de Arte Educação Especial, 1996, Curitiba. Anais do III Congresso.... Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 1996.

BERTOLDI, A.L.S. Procedimento de dança moderna com portadores de deficiência física predominantemente não sensorial. Revista Acadêmica da PUCPR, Curitiba Pr, v.1, março/95, p. 7-18, 1995.​​

 

BERTOLDI, A.L.S; ISRAEL, V. L.; LEITÃO, V. R. A interferência da prática da dança nos aspectos físico, artístico, psicológico e profissional de pessoas portadoras de deficiência física. In: III Seminário de Iniciação Científica da PUCPR, 1995, Curitiba. Anais do III Seminário de Iniciação Científica. Curitiba: Champagnat, 1995. p. 45-48.

 

BERTOLDI, A.L.S; ISRAEL, V. L.; LEITÃO, V. R. A interferência da prática da dança nos aspectos físico, artístico, psicológico e profissional de pessoas portadoras de deficiência física. 1995. (Relatório de pesquisa).

BERTOLDI, A.L.S; ISRAEL, V. L.; LEITÃO, V. R. Procedimento de Dança Moderna com portadores de deficiência física predominantemente não sensorial. 1994. (Relatório de pesquisa).

​​​​

BERTOLDI, A.L.S. A realidade da dança com portadores de deficiência física. Gazeta do Povo/ Jornal do Estado, Curitiba-Pr, 03 ago. 1993.

 

BERTOLDI, A.L.S. Dança moderna para deficientes físicos. Correio de Notícias/ Gazeta do Povo/Indústria e Comércio, Curitiba, 06 out. 1992.

bottom of page